Conheça o que é Seguro Rural e quais são as oito modalidades de cobertura que ele oferece.
O seguro agrícola compõe o Seguro Rural, um instrumento que engloba diversos tipos de coberturas que amparam o produtor rural em caso de sinistros, como aqueles provocados por condições climáticas adversas, minimizando perdas e danos.
Para compreender melhor o nosso trabalho na PICSEL, elencamos as principais informações sobre Seguro Rural e suas coberturas. Confira:
Origem do Seguro Rural
No Brasil, as primeiras experiências de proteção ao produtor rural tiveram início em 1939, em São Paulo, com decretos que cobriam as perdas ocasionadas por geadas e granizo em alguns tipos de lavouras.
O Seguro Rural como o conhecemos hoje foi instituído a partir da Lei 8.171/91, que dispõe sobre a política agrícola, e é regulado pela SUSEP (Superintendência Nacional dos Seguros Privados), órgão governamental vinculado ao Ministério da Economia. A adesão ao Seguro Rural é feita por meio de uma seguradora privada, que pode contar com o auxílio de soluções como aquelas desenvolvidas pela PICSEL para garantir um aumento de eficiência em todo o processo e gerar os melhores resultados.
Quais são as modalidades do Seguro Rural?
De acordo com a SUSEP, o Seguro Rural cobre “não só a atividade agrícola, mas também a atividade pecuária, o patrimônio do produtor rural, seus produtos, o crédito para comercialização desses produtos, além do seguro de vida dos produtores”.
Desse modo, o Seguro Rural é classificado em oito modalidades, conforme as descrições abaixo:
- Seguro Agrícola: cobre as produções agrícolas contra sinistros relacionados majoritariamente a fenômenos meteorológicos, como tempestades, granizo e seca. Atualmente, essa modalidade é o foco das soluções da PICSEL.
Seguro Pecuário: cobre danos sofridos aos animais criados para consumo e produção, animais de trabalho e transporte, ao longo de toda a sua vida. - Seguro Aqüícola: cobre danos sofridos por animais aquáticos, como peixes e crustáceos, em ocasiões de acidentes ou doenças.
- Seguro de Benfeitorias e Produtos Agropecuários: cobre perdas e danos causados a bens diretamente ligados às atividades rurais (agrícola, pecuária, aqüícola ou florestal), que não tenham sido oferecidos em garantia de operações de crédito rural.
- Seguro de Penhor Rural: cobre perdas e danos causados a bens diretamente ligados às atividades rurais (agrícola, pecuária, aqüícola ou florestal), que tenham sido oferecidos em garantia de operações de crédito rural.
- Seguro de Florestas: cobre prejuízos causados nas florestas seguradas e utilizadas na indústria madeireira, garantindo o replantio e a recuperação de áreas afetadas por desastres naturais ou acidentais.
- Seguro de Vida: destinado ao produtor rural, protege o segurado em caso de acidentes que violem sua integridade física ou causem invalidez, e oferece apoio financeiro aos que o contratam e fazem operações de crédito rural.
- Seguro de Cédula do Produto Rural – CPR: garante ao segurado o pagamento de indenização, na hipótese de comprovada falta de cumprimento, por parte do tomador, de obrigações estabelecidas na CPR.
A Tecnologia Agro no Seguro Rural
Ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes na produção rural e as formas de contratar o Seguro Rural também seguem essa tendência. É aí que entra a PICSEL e nossa inteligência de risco no agronegócio.
Usamos tecnologia agro – data science, inteligência artificial, imagens de satélite, entre outros – para criar uma plataforma que facilita a aquisição do seguro agrícola, democratizando o seu acesso e viabilizando a inclusão de pequenos e médios produtores.
Desse modo, oferecemos a possibilidade de reduzir a burocracia dos processos de contratação de seguros agrícolas, o que gera economia de tempo e recursos não só para produtores rurais de diversas proporções, mas também para corretores, seguradoras e resseguradoras.